Lixo Zero

RECUSAR | As 5 Regras do Estilo de Vida #LixoZero

Este é o segundo post sobre as regras do estilo de vida #LixoZero. Para ler o primeiro post da série clique aqui.

Primeiro de tudo precisamos ter em mente que cada item que a gente consome, por menor que seja, está usando recursos naturais (renováveis e não renováveis).

Tem árvore no folheto que a gente pega para jogar fora em seguida (e nós bem sabemos que não existe “fora” – só o “longe dos nossos olhos”). Tem água e tem extração de petróleo no copo descartável que a gente usa por alguns minutos.

A natureza é generosa e nos fornece uma infinidade de recursos, mas precisamos começar a usar com sabedoria. Por isso é necessário:

~ RECUSAR O QUE NÃO PRECISAMOS ~

E agora entro no ponto em que falo da nossa experiência pessoal e o que tem funcionado pra gente… Sei que todos temos diferentes realidades, então use a listagem como sugestão, pois o que funciona pra nós, pode não funcionar para você.

COISAS QUE NÃO PRECISAMOS E CONSEGUIMOS RECUSAR:

  • Panfletos de Propaganda
  • Brindes (blocos, canetas, sacolas…)
  • Ecobags (pois já temos o suficiente)
  • Cartões de Visita
  • Sacola Plástica (temos uma ecobag sempre com a gente)
  • Descartáveis de Uso Único (copos, talheres, canudos, guardanapos)
  • Contas de Papel (trocamos para o formato digital)
  • Recibos de Pagamento (sempre recusamos a nossa via)
  • Saquinhos Plásticos (usamos saquinhos reutilizáveis)

Nas compras online dá pra colocar na observação do pedido uma mensagem solicitando para usarem o mínimo de embalagem possível ou verificar se podem reutilizar algum material.

Na sua caixa do correio você pode colocar um aviso solicitando educadamente que prefere não receber panfletos de propaganda e qualquer outra correspondência não endereçada.

E NA PRÁTICA, COMO ISSO FUNCIONA?

Basicamente é preciso se organizar. O que vou fazer vai gerar lixo? Me antecipo e levo um kit que vai me ajudar a recusar coisas que não preciso.

E daí depende do lugar e da ocasião. Para a feira orgânica levamos muitos saquinhos e embalagens retornáveis. Já para a feira vegana e/ou restaurantes, levamos talheres, guardanapos, copos e recipientes para comprar lanches.

O importante é adaptar para a sua realidade.

Quando vamos comprar pães no mercado ou na padaria sempre levamos um saquinho de pano. Para os legumes e verduras a mesma coisa.

E se a pesagem do produto for no caixa, tem a opção de nem usar saquinho.

No início é preciso um pouco de disciplina, pois você eventualmente acaba esquecendo… Mas com o passar do tempo fica automático. Depois de 4 anos tentando reduzir nosso lixo, algumas coisas já estão tão incorporadas na nossa rotina que nem precisamos pensar mais…

O legal disso tudo é que TEM MUITA COISA que a gente pode evitar no dia a dia. E cada mini revolução que você conseguir incorporar na sua rotina já faz uma diferença enorme!

  • Me conta, o que você pretende começar a RECUSAR?
Deixe seu Comentário
As 5 Regras do Estilo de Vida #LixoZero