Eco-Friendly

Afinal, o que é Lixo Zero?

Não tem como começar a falar de LIXO ZERO sem citar Bea Johnson (mãe desse movimento que tem se espalhado pelo mundo). Ela criou o termo ZERO WASTE em 2008, agora em 2020 o termo LIXO ZERO tem se espalhado lindamente pelo nosso país… Não é ótimo?

Alguns anos atrás quando comecei a pesquisar sobre o movimento tive a impressão de que não poderia gerar nenhum tipo de lixo/resíduo. E aqui vale um parênteses de como diferencio LIXO de RESÍDUO:

LIXO é o que acaba indo para o aterro sanitário e/ou incineração. Já o RESÍDUO pode ser reciclado e/ou reaproveitado.

Mas com um pouco de pesquisa sobre o tema, percebi o meu equívoco (que pode ser o de algumas pessoas também). Para entendermos com mais clareza, coloco aqui o definição do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB):

O CONCEITO LIXO ZERO consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração.

Segundo o conceito estabelecido pela ZWIA – Zero Waste International Alliance – Lixo Zero é:

“uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”

Uma gestão Lixo Zero é aquela que não permite que ocorra a geração do lixo, que é a mistura de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos.

Podemos também dizer, que Lixo Zero é um conceito de vida (urbano e rural), no qual o indivíduo e consequentemente todas as organizações das quais ele faz parte, passam a refletir e se tornam conscientes dos caminhos e finalidades de seus resíduos antes de descartá-los.

Os R’s do Conceito Lixo Zero

REPENSAR: Acabar com a ideia que resíduos são sujos. Não descartar no lixo comum ou misturar materiais que poderiam ser reciclados.

REUTILIZAR: Diversos objetos e materiais podem ser utilizados de outra maneira antes de serem encaminhados para a reciclagem. Ex.: usar uma folha de papel dos dois lados.

REDUZIR: Gerar o mínimo possível de lixo. Ao invés de lixeiras, residuários e contentores para acomodar os materiais.

RECICLAR: Aproveitar a matéria prima do resíduo para fabricar o mesmo ou outro tipo de produto, sem encaminhá-lo para aterros.

No livro DESPERDÍCIO ZERO da Bea Johnson ela ilustra a ideia de LIXO ZERO utilizando 5 regras, com elas conseguimos diminuir significativamente nossa produção de resíduos/lixo.

5 regras para diminuir a produção de resíduos, do livro DESPERDÍCIO ZERO da Bea Johnson
5 regras para diminuir a produção de resíduos, do livro DESPERDÍCIO ZERO da Bea Johnson

Posso falar melhor (e detalhadamente) sobre cada uma das 5 regras em novo post, caso você tenha interesse… Um resumo bem resumido de LIXO ZERO seria: evitar que nosso resíduo vá para o aterro sanitário ou para a incineração.

Com consumo consciente e com um pouco de organização diária podemos conseguir isso! Aqui no blog esse assunto vai ser bem recorrente, então aguarde pelos próximos posts!

Me conta: você já segue alguma das regrinhas? Tem alguma dica para compartilhar? Quer saber mais sobre as cinco regras?

Deixe seu Comentário
1 comentário em "Afinal, o que é Lixo Zero?"
  1. Nadine   •   07.01.2020   •   10h09

    Adorei saber mais sobre isso! Não conhecia o conceito e estou pesquisando bastante agora, para conseguir aplicar mais no meu dia a dia.

    Ótimo post! Beijinhos

5 Documentários Para Assistir na Netflix
As 5 Regras do Estilo de Vida #LixoZero